Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pivô Jiovanni é o recordista de jogos pela Winner: 428


Ninguém podia reclamar que o pivô Jiovanni não era esforçado. Mas ele era obrigado a lutar todos os dias para provar realmente o seu valor na Winner/Limeira. Ele mostrou fidelidade com a equipe limeirense e vestiu esta camisa desde o primeiro jogo, disputado no dia 23/03/2001, na vitória sobre Cerquilho, fora de casa, por 76 a 60, pela Associação Regional de Basquete, até ser dispensado logo após a eliminação para o Conti/Assis, na 1ª Supercopa de Basquete em 2008.


Foram quase sete anos de Winner e nove de Limeira. O gaúcho Jiovanni José Baesso completou uma marca importante no Campeonato Paulista de Basquete da Série A-1 de 2007. Com os 80 pontos marcados nos 19 primeiros jogos que participou, média de 4,2 por partida, o pivô ultrapassou a marca dos 2.000 pontos pela Winner, entrando no hall dos 10 maiores cestinhas da equipe.


Nascido em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, em 28/09/1981, este torcedor ferrenho do Internacional/RS, fazia questão de elogiar o técnico Zanon. "Tentava sempre acompanhar o ritmo do Paulão, do Telmo e do Rodrigo Bahia, que eram meus grandes amigos. O importante é que todo o grupo me dava muita força para continuar. Agradeço a diretoria e a torcida da Winner, pois fui feliz jogando aqui", comentou.

Vale destacar que Limeira surgiu na vida do jogador através do experiente Camargo. O treinador das categorias de base do Nosso Clube trouxe os gaúchos Rafael e Eduardo para reforçar a equipe limeirense, mas os dois indicaram Jiovanni. Depois de alguns testes no Poliesportivo, o pivô foi aprovado e logo em seguida ganhou uma convocação para a Seleção Paulista.


Logo após passar pelo juvenil, Jiovanni foi convidado pelo então jogador Zanon a fazer parte da primeira equipe profissional da Winner em 2001. O gaúcho aceitou e de cara foi campeão da Associação Regional, dos Jogos Regionais e do Campeonato Paulista da Série A-2, trabalhando na tábua defensiva ao lado de Márcio Turcão, Minhoca, Telmo e Ronaldo Maranhão.


Seu início foi nas categorias de base do Pitt/Corinthians, que lhe rendeu uma convocação para a Seleção Gaúcha. Seu último time antes do Nosso Clube foi o Grêmio Náutico União, de Porto Alegre.

Em seu currículo constam todos os títulos conquistados pela Winner até 2008, ou seja, sete medalhas de ouro em Jogos Regionais, duas medalhas de ouro em Jogos Abertos (São Bernardo do Campo e Praia Grande), uma Copa do Brasil em 2004, a 1ª Nossa Liga de Basquete e por último a 1ª Copa Rosa Branca de Basquete. Jiovanni ficou de fora de apenas 7 jogos, todos por motivo de contusão.


Sua melhor marca aconteceu em 19/11/2003, na derrota para Franca por 91 a 82, no Ginásio Pedrocão, pelo Campeonato Paulista. Naquela ocasião o jogador saiu de quadra com 21 pontos, sendo elogiado inclusive pelo técnico Zanon.

No total, atuou em 428 jogos, marcando 2.114 pontos, média de 4,93 por partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário