Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Como nasceu a Winner Basquete


O verdadeiro amante do basquetebol vibrou muito com seus arremessos precisos que decidiram campeonatos e a sua liderança exercida dentro e fora da quadra. Luiz Augusto Zanon, o querido e inesquecível Zanon, é um dos dez maiores cestinhas da história da Winner/Limeira e um dos três maiores pontuadores de Rio Claro, atrás de monstros sagrados como Wilson Rensi e Luiz Felipe.


Graças a um encontro entre Zanon e Cássio Roque para tratar de assuntos imobiliários em 2000, surgiu a idéia de se montar uma equipe oficial de basquete, que pudesse substituir o Nosso Clube, que tinha encerrado suas atividades. O objetivo era representar Limeira em competições como os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior.


Camargo foi o primeiro técnico a ser convidado, mas não aceitou, preferindo permanecer comandando as categorias de base do Nosso Clube

Zanon usou toda a sua experiência para montar o projeto, que ganhou o nome de "Projeto A-2", ou seja, primeiro passo a ser alcançado após a estreia na Associação Regional de Basquete, que garantia aos finalistas duas vagas para a Série A-2.

Esportista como sempre foi, Cássio Roque recebeu com muito entusiasmo o projeto e abraçou a causa. Ele só alterou uma cláusula no projeto e exigiu que Zanon defendesse a equipe nas quadras, mesmo sendo considerado um jogador veterano.

A meta do empresário era contar com um atleta experiente no elenco, com passagens pela Seleção Brasileira e que fosse referência na mídia. Roque queria alguém que motivasse um grupo mais jovem. Na verdade, Roque tinha em mente que um dia Zanon seria o técnico e por isso o intimou a jogar primeiro.


Wilson Rensi - primeiro técnico da Winner/Limeira

Foi então que o nome de Wilson Rensi foi aprovado por unanimidade. Na verdade, o primeiro nome da lista era o de Camargo, ex-jogador do Nosso Clube e responsável pelo surgimento de novos atletas no clube. Com a recusa, uma vez que Camargo preferiu continuar com seu trabalho na base, surgiu o nome do piracicabano Wilson Rensi.

A partir de agora o amante do basquetebol terá a história completa da Winner em capítulos quase que diários, com pontuações, fichas técnicas, curiosidades, estatísticas, fotos e entrevistas com os mais brilhantes jogadores. Foi um trabalho de pesquisa de quase três anos. Coloquei meu coração nesse levantamento minucioso. O objetivo é jamais apagar da memória do limeirense o que cada um fez pela equipe. Um espaço que resgata realmente e em detalhes a história da Winner desde o início. Vamos viajar no tempo?


Omar Rendondano - o primeiro presidente da Winner

----------------------

Números de Zanon como jogador em Rio Claro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário