Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Nézzzziiiiiinhooooooooo!


Ao ouvir esse grito, transmitido ao vivo pelos 1020 kHz da Rádio Educadora AM, já se sabia que por traz dele vinha uma cesta a mais do armador da Winner/Limeira, equipe campeã paulista de basquete na temporada 2008/2009 e que cumpriu também seu papel no primeiro campeonato do Novo Basquete Brasil (NBB), a liga nacional da categoria. Seu autor, Edmar Ferreira, que parece ter herdado do pai - e com maestria - o talento para narração esportiva.

Para quem não sabe ou conheceu, estou falando de Edmundo Silva, um dos mais competentes e brilhantes narradores do futebol brasileiro, que passou por Limeira. E ainda hoje continua no topo da radiofonia limeirense, ancorando seu programa de todas as tardes na mesma Educadora.

E a identificação do narrador com seu grito de guerra foi tanta e tamanha era a vibração de quem ouvia as partidas pela rádio, que virou um quase bordão do basquete limeirense e praticamente se transformou em vinheta nas transmissões dos jogos da Winner, tanto pelo paulista como no NBB. Mas sua identificação com o basquete vem de muito antes disso.

Praticante da modalidade como hobby, Edmar Ferreira vem colecionando informações preciosas e precisas sobre a história da Winner, que se sentiu à vontade para contá-la nesse espaço. Mesmo com todas as dificuldades encontradas para pesquisar todas as minúcias necessárias para quem se lança a um projeto dessa natureza.

Não é fácil e tem a obrigação de ser fiel aos acontecimentos. Trata-se de história e não de escrito fortuito.


Para se ter uma ideia da complexidade dessa empreitada, as pesquisas remontam há mais de dez anos, e vem lá de 2001, em anotações manuais e detalhadas, reunindo todas as fichas técnicas daquele ano para cá. São mais de 500 jogos desde então, trazendo as experiências difíceis e as passagens vitoriosas do quinteto limeirense; o histórico de cada jogador que vestiu a camisa da Winner, com a pontuação total de cada um deles, seus jogos e médias alcançadas. E, ainda, a numerologia completa do time, considerada pelo próprio autor a etapa mais difícil e complicada das pesquisas. Um relato brilhante e intenso, que vai enriquecer o esporte limeirense como um todo, o basquete em especial, que só mesmo um aficionado da modalidade e grande incentivador do esporte poderia nos oferecer.


Aqui estão dissecados todos os confrontos da equipe e seus adversários; participações em Jogos Regionais e Jogos Abertos, representando - sempre de forma digna e vitoriosa - a nossa querida Limeira.

E não para por ai. Faz parte desse raios-X (que prefiro chamar de biografia, embora não seja referente a apenas um personagem), entrevistas exclusivas com os principais jogadores que por aqui passaram como Telmo, Jiovanni e Brian Taylor entre outros. E depoimentos de diretores e ex-diretores e até as campanhas solidárias feitas pela Winner, como de doação de sangue, livros, alimentos além de outras iniciativas dessa natureza, apontando que a responsabilidade social é parte integrante e indivisível do esporte, enquanto prática que reúne atletas e atrai verdadeiras multidões, numa catarse coletiva e fundamental à própria vida.


Para completar vale lembrar que nada disso teria razão, se todas essas passagens aqui relatadas não tivessem uma ilustração viva de seus momentos culminantes. São fotos e mais fotos das conquistas e jogos importantes, que vai aguçar a curiosidade daqueles que tomarão conhecimento dessa história pela primeira vez e encher de saudades e lembranças inesquecíveis, os que viveram e vivenciaram cada detalhe do basquete vencedor da Winner/Limeira. Ou como agente dessa história ou como torcedor.

Texto - Antonio Claudio Bontorim
Fotos - Fernando Carvalho e JB Anthero

4 comentários:

  1. Que matéria bonita Edmar!
    Ninguém melhor que você para contar essa história da Winner...
    Parabéns!
    Carol Gavioli

    ResponderExcluir
  2. Show de bola! Desejo boa sorte ao novo blog e que seu sucesso aumente cada vez mais. Serão relatos e números importantíssimos para a equipe, torcedor e cidade. Que todos possam se enriquecer com informações sobre essa equipe passadas por você. Parabéns pela iniciativa! Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  3. Como poderia deixar de parabenizar você, Edmar ?
    Sei de todo o seu trabalho e tive a oportunidade de ver sua pasta com os números desse meu time do coração. Simplesmente maravilhoso o trabalho e simplesmente posso te chamar de apaixonado pela Winner. Eu imagino o trabalho e tempo "ganho" com todo esse material. Sou leitor assíduo e diário de seu blog, e já adicionei esse da Winner também no meu favoritos e com certeza fará parte de minha leitura diária. A você, só tenho que agradecer pelo empenho em levar aos fanáticos todo o conhecimento adquirido ao longo desse tempo. Meus mais sinceros votos de parabéns e sucesso, pois você merece !!! Abraços.... DANIEL HENRIQUE

    ResponderExcluir
  4. Edmar que blz,talentoso e trabalhador,poderia muito bem ficar quietinho com sua historia guardada,nao,tem o prazer de compartilhar com todos interessados,sem se preocupar com mais tempo que isso lhe tomara,e com certeza um fenomeno do jornalismo esportivo.So lhe rest a dizer parabens e muita so rte na nova empreitada.Abc do grande admirador nezinho

    ResponderExcluir