Páginas

domingo, 1 de maio de 2011

Winner ganha torcida organizada em 2007: a Winfernais


Em fevereiro de 2007, iniciava-se a trajetória da torcida Winfernais. Após um jogo contra o ABCD Bandeirantes/Rio Claro, no qual a torcida rival compareceu em peso, vários limeirenses passaram a se juntar com o intuito de puxar gritos e apoiar a Winner/Limeira durante qualquer competição que estivesse sendo disputada.

“Percebemos que as equipes fortes do Campeonato Paulista tinham torcidas organizadas que acompanhavam os times nos jogos, o que gerou em nós um interesse por criarmos uma para a Winner. A expectativa de ser campeã, a organização e estrutura da equipe nos incentivaram a iniciar uma nova etapa em nossas vidas, surgindo assim em 2007 a torcida Winfernais”, disse Gerson Júnior, um dos fundadores da Winfernais.


Ingrid Abreu apresenta uniformes da torcida Winfernais em 2007


Assim, um grupo composto em sua maioria por estudantes passou a se organizar na parte da arquibancada próxima ao corredor que dá acesso aos vestiários do Ginásio Vô Lucato. Nos playoffs do Campeonato Paulista 2006/2007, a Winner Limeira enfrentaria o forte Paulistano/Amico, que contava com os alas Shamell e Renato, hoje na Winner Limeira, os quais carimbaram a primeira faixa da torcida vencendo a série por 3 x 2. Nesta mesma época aconteceu a primeira viagem, ao Clube Athletico Paulistano.


Dr Roberval Mazotti (primeiro a direita), meu nobre comentarista, é o paizão da turma e responsável pelos kits, que contém boné e camiseta

Sarah Berto, principal representante da ala feminina da torcida, lembra dos jogos:

“Foram dois jogos em Limeira e duas vitórias do mandante, que fizeram com que a confiança no time aumentasse. Sendo assim, um ônibus saiu de Limeira direto para o Club Athletico Paulistano, onde tínhamos a convicção de que a vitória tão esperada, para avançar a série semifinal dos playoffs, chegaria e todos iriam sair de lá comemorando tal feito.

As pessoas mal se conheciam, ou apenas dos jogos aqui na cidade, mas ninguém poderia imaginar que ali era só um começo de uma torcida apaixonada pelo seu clube. Me lembro que foi um jogo completamente diferente dos dois que ganhamos em casa, a torcida ainda era um pouco tímida, mas conseguimos fazer bastante barulho na capital.

Foi um tanto dolorida a derrota, pois como todo torcedor, a confiança depositada era enorme, mas ainda estávamos na frente, vencendo por 2 x 1 a série melhor de cinco jogos. Queríamos comemorar lá mesmo, mas não deu certo. A torcida não saiu abatida, claro que torcedor sempre quer vitória, mas a maioria saiu de lá feliz. Feliz por todos estarem lá, se divertindo e torcendo pelo seu time de coração, mas principalmente pela união que começava a nascer.

E o apoio da torcida não foi suficiente nos outros dois jogos, foi triste, mas no ano seguinte estavam todos lá e mais fortes do que nunca. O crescimento e o apoio da torcida foi incrível de lá até agora, é maravilhoso acompanhar esse avanço desde o início, melhor ainda é ver uma cidade interessada em torcer pelo basquetebol e pela equipe da Winner/Limeira”.



Torcedores da Winfernais com a Rainha Hortência no Paulistano

Aos poucos a Winfernais foi crescendo em número de membros, e ao mesmo tempo, possibilitando a boa amizade. Durante a competição organizada pela ACB Brasil, a torcida Winfernais esteve presente em todos os jogos em Limeira. Com destaque para os playoffs contra o Conti/Assis, quando a torcida muito implicou com Nezinho, que meses depois começaria sua trajetória de ídolo da Winner/Limeira.

Campeonato Paulista 2008/2009


Torcida Winfernais presente no Pedrocão: Winner campeã paulista em 2009

Pode-se afirmar que esse foi o campeonato em que a torcida oficial mais compareceu. Aproveitando o bom momento da equipe, a Winfernais teve representantes em vários ginásios, inclusive na fase de classificação e nos Jogos Abertos do Interior. Jogos em São Paulo, Piracicaba, Rio Claro, Araraquara, Sorocaba, e é claro, em Franca, contaram com a presença da Winfernais.


Entre essas viagens, duas merecem destaque: na partida que decidiu a semifinal, algo em torno de cem limeirenses estiveram no Esporte Clube Pinheiros, em uma segunda-feira. A atuação da torcida recebeu elogios do comentarista Wlamir Marques, e foi evidenciada na reportagem da TV LANCE! Do site lancenet!.

Na finalíssima, cerca de 70 pessoas compareceram ao ginásio Pedrocão, em Franca, para presenciarem o momento histórico do basquete da cidade, e gritarem ‘campeão’ dentro do templo do basquetebol nacional.


Fábio (corintiano mais que todos no mundo) e Du Caires com o mestre Wlamir Marques

“Foi uma sensação única e emocionante estarmos em Franca, maior ainda foi sairmos de lá como campeões paulistas pela primeira vez na história da equipe. Tenho certeza que teremos mais títulos, mas só quem esteve lá sabe a emoção, vibração e todos os sentimentos que um torcedor pode sentir em uma final de basquete, por isso, é difícil encontrar palavras para descrever o que representou essa conquista para mim”, disse Carlos Eduardo de Caires, um dos responsáveis pela organização da Winfernais.


Bandeirão que se destaca nos ginásios

Atualmente, a Winfernais conta com mais de 50 participantes, sendo composta por crianças, homens e mulheres, liderados por Carlos Eduardo (Dú), Gerson Júnior, Sarah Berto, Marcos Zamoner, Douglas Faber e Júlio Baldini.

Esse amigo blogueiro com parte dos torcedores que tanto admiro

É importante enfatizar que a Winfernais não compactua com qualquer tipo de apologia à violência, contra jogadores ou torcedores adversários. Além de vestir as camisas oficias da Winner, a torcida passou também a ter sua própria camisa e o seu boné personalizado, que é vendido nos jogos da equipe em Limeira.


Amigos Du Caires e Feto com Silvio Luiz: "olho no lance"

Para participar da Winfernais não é necessário o pagamento de qualquer taxa, exceto as despesas individuais de embarque para as viagens. Os interessados devem comparecer ao local ocupado pela torcida nos dias dos jogos dispostos a incentivar a Winner/Limeira.


Jogadores da Winner dão aquela força ao agora saudoso Santista, que eternamente fará parte desta torcida. Lá em cima ele está orando e torcendo por todos nós. Um cara do bem, que infelizmente nos deixou prematuramente. Agora está com Deus e nas nossas memórias



Feto, famoso na torcida por gritar: "acorda cemitério"