Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Winner conquista Copa EPTV 2008 e Nezinho é o melhor


As mudanças realizadas pela diretoria da Winner/Limeira começaram a render frutos imediatos. Pela primeira vez em sua história, a equipe limeirense conquistou o título da Copa EPTV de Basquete. Quem sabe seja um prenúncio de que este ano o troféu de primeiro colocado do Campeonato Paulista da Série A-1 possa finalmente ser colocado na galeria da equipe.

Com Nezinho, Di, Bruno Fiorotto e Luís Fernando entre os reforços, a Winner venceu com tranquilidade Bauru por 74 a 62, sexta-feira à noite, no Ginásio Municipal de Ibaté. A união foi o ponto forte do êxito. É incrível como houve uma mudança de postura do time, que deixou de ser individualista ao extremo para se tornar um time coletivo, onde todos jogam conscientes e no limite do cronômetro, claro que regido pelo mestre Nezinho. O próprio Renato está se sentindo mais à vontade e com alegria para executar as jogadas. "Agora estamos jogando basquete", cutucou.

Fazia tempo que o técnico Zanon não assistia uma competição tão calmo como na EPTV. "Esse time ainda vai dar muitas alegrias. Você não viu, estou menos estressado. O Nezinho será meu líder dentro da quadra e os outros jogadores sabem disso. Estou satisfeito com o elenco que tenho em mãos", comentou. Para variar, Zanon tomou um banho de água gelada dos jogadores no momento em que concedia uma entrevista. Foi assim também na conquista do oitavo título consecutivo dos Jogos Regionais, em Rio Claro.


Além de festejar o título, a Winner teve o armador Nezinho eleito o melhor jogador do torneio. Ele recebeu o troféu "Tom Zé", uma homenagem prestada pela direção da emissora organizadora ao ex-técnico da Uniara/Araraquara, que faleceu no começo do ano. Os dois filhos de Tom Zé fizeram a entrega.

E Nezinho justificou a escolha, pois marcou 106 pontos em 4 jogos, média de 26,5 por partida, além de encher os seus companheiros de assistências perfeitas. "Valeu o investimento", disse sorrindo o diretor-presidente Cássio Roque, presente nos jogos decisivos ao lado do seu filho. Quem comandou a torcida foi o agitado Marquinho, o popular "Feto". Até ele estava calmo, também pudera, com um time como esse é só comemorar.


Para terminar em primeiro lugar na Copa EPTV, a Winner venceu todos os jogos que disputou. Na primeira fase foram três resultados positivos contra Casa Branca (83 x 80), Conti/Assis (100 x 95) e Paulistano (93 x 92 - graças a uma cesta de três pontos no último segundo convertida pelo armador Betinho). Na final, Bauru foi uma presa fácil e caiu por 74 a 62.


A Winner não tinha um bom histórico nesta competição. Sua primeira participação foi em 2003, na cidade de Itirapina. Os comandados de Zanon, que inclusive fazia a sua estréia neste ano, venceram dois jogos e perderam dois, com 351 pontos pró e 328 contra. Desta forma foi inevitável a eliminação ainda na primeira fase. No ano seguinte em São Carlos, a Winner venceu dois jogos e perdeu três - 436 pontos pró e 426 contra - ficando em 5º lugar. Já em 2007, também na cidade de Ibaté, a equipe limeirense terminou com a terceira colocação após vencer dois jogos e perder apenas um - foram 229 pontos pró e 216 contra.


8ª Copa EPTV de Basquete

Fichas Técnicas da Winner/Limeira:

Jogo 437 - 26/08/2008
Winner/Limeira 83 x 80 Casa Branca
Local - Ginásio Municipal de Pirassununga
Winner (83) - Guilherme Teichmann (9), Renato (10), Edu (0), Nezinho (23), Di (5), Betinho (15), Luís Fernando - pivô (8) e Bruno Fiorotto (13) e Técnico - Zanon.

------------------------

Jogo 438 - 27/08/2008
Winner/Limeira 100 x 95 Conti/Assis
Local - Ginásio Municipal de Pirassununga
Winner (100) - Guilherme Teichmann (2), Renato (17), Edu (11), Nezinho (29), Di (2), Betinho (12), Luís Fernando - pivô (6) e Bruno Fiorotto (21). Técnico - Zanon.

OBS: O Conti/Assis se reforçou com Arnaldinho, Brian Taylor e Rodrigo Bahia, que haviam sido dispensados pela Winner. Essa partida teve um fato curioso: Brian Taylor foi o cestinha com 36 pontos e o tempo todo lamentou não ter sido aproveitado na Winner. Ele marcou 3.990 pontos pela equipe limeirense, ou seja, ficou a apenas 10 de completar 4.000.

---------------------------

Jogo 439 - 28/08/2008
Winner/Limeira 93 x 92 Paulistano
Local - Ginásio Municipal de Pirassununga
Winner (93) - Guilherme Teichmann (4), Renato (19), Edu (11), Nezinho (36), Di (0), Betinho (5), Luís Fernando - pivô (7) e Bruno Fiorotto (11). Técnico - Zanon.

------------------------

Jogo 440 - 29/08/2008 - Final
Winner/Limeira 74 x 62 Bauru
Local - Ginásio Municipal de Ibaté
Winner (74) - Guilherme Teichmann (13), Renato (16), Edu (4), Nezinho (18), Di (9), Betinho (8), Luís Fernando - pivô (2) e Bruno Fiorotto (4). Técnico - Zanon.

-----------------------


Ala Renato Lamas com o troféu de campeão


Zanon participa de Clínica para Técnicos na Argentina em 2008


João Marcelo, Rubén Magnano e Zanon

O técnico Luiz Augusto Zanon, da Winner/Limeira, participou no mês de julho de 2008, na cidade de Mar del Plata, na Argentina, da XI Clínica Internacional para Técnicos de Basquete. Ele esteve acompanhado do também brasileiro João Marcelo. Zanon procurou aumentar sua experiência internacional, com profissionais que fazem sucesso lá fora. Foi a segunda vez que o treinador da Winner fez parte de uma clínica especializada para essa modalidade. A primeira foi em Milwaukee, nos Estados Unidos, onde recebeu dos melhores técnicos do mundo, treinamento e planejamento.


Zanon, Sergio Hernandéz e João Marcelo

Já em 2008, Zanon foi a Argentina conhecer de perto o trabalho dos campeões olímpicos em Atenas, em 2004. Vale lembrar que Zanon foi eleito o melhor técnico do Campeonato Paulista de Basquete em duas ocasiões: 2004 e 2006.

Ministraram a XI Clínica Internacional, o técnico Rubén Magnano (campeão olímpico em Atenas 2004), Sérgio Hernandéz (atual técnico da Seleção Argentina), Carlito Doro (auxiliar-técnico com grande nome na América do Sul - trabalhou inclusive com Hélio Rubens Garcia) e Carlos Alamilla, diretor júnior da NBA e da WNBA.


Zanon, Carlos Romano, Carlito Doro e João Marcelo


João Marcelo, Carlito Doro e Zanon