Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Como nasceu a Winner Basquete


O verdadeiro amante do basquetebol vibrou muito com seus arremessos precisos que decidiram campeonatos e a sua liderança exercida dentro e fora da quadra. Luiz Augusto Zanon, o querido e inesquecível Zanon, é um dos dez maiores cestinhas da história da Winner/Limeira e um dos três maiores pontuadores de Rio Claro, atrás de monstros sagrados como Wilson Rensi e Luiz Felipe.


Graças a um encontro entre Zanon e Cássio Roque para tratar de assuntos imobiliários em 2000, surgiu a idéia de se montar uma equipe oficial de basquete, que pudesse substituir o Nosso Clube, que tinha encerrado suas atividades. O objetivo era representar Limeira em competições como os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior.


Camargo foi o primeiro técnico a ser convidado, mas não aceitou, preferindo permanecer comandando as categorias de base do Nosso Clube

Zanon usou toda a sua experiência para montar o projeto, que ganhou o nome de "Projeto A-2", ou seja, primeiro passo a ser alcançado após a estreia na Associação Regional de Basquete, que garantia aos finalistas duas vagas para a Série A-2.

Esportista como sempre foi, Cássio Roque recebeu com muito entusiasmo o projeto e abraçou a causa. Ele só alterou uma cláusula no projeto e exigiu que Zanon defendesse a equipe nas quadras, mesmo sendo considerado um jogador veterano.

A meta do empresário era contar com um atleta experiente no elenco, com passagens pela Seleção Brasileira e que fosse referência na mídia. Roque queria alguém que motivasse um grupo mais jovem. Na verdade, Roque tinha em mente que um dia Zanon seria o técnico e por isso o intimou a jogar primeiro.


Wilson Rensi - primeiro técnico da Winner/Limeira

Foi então que o nome de Wilson Rensi foi aprovado por unanimidade. Na verdade, o primeiro nome da lista era o de Camargo, ex-jogador do Nosso Clube e responsável pelo surgimento de novos atletas no clube. Com a recusa, uma vez que Camargo preferiu continuar com seu trabalho na base, surgiu o nome do piracicabano Wilson Rensi.

A partir de agora o amante do basquetebol terá a história completa da Winner em capítulos quase que diários, com pontuações, fichas técnicas, curiosidades, estatísticas, fotos e entrevistas com os mais brilhantes jogadores. Foi um trabalho de pesquisa de quase três anos. Coloquei meu coração nesse levantamento minucioso. O objetivo é jamais apagar da memória do limeirense o que cada um fez pela equipe. Um espaço que resgata realmente e em detalhes a história da Winner desde o início. Vamos viajar no tempo?


Omar Rendondano - o primeiro presidente da Winner

----------------------

Números de Zanon como jogador em Rio Claro:

Meu grande colaborador


A idéia de lançar um livro sobre a Winner/Limeira surgiu de um encontro que tive com o historiador José Carlos de Oliveira, um apaixonado por história. Ele me presenteou com um livro sobre a história das Copas do Mundo e seu trabalho foi tão minucioso, que o convidei para elaborar o livro do nosso time de basquete.

Foram centenas de dias na frente do computador nos últimos cinco anos. Horas e mais horas. Colhemos informações, pesquisamos, arquivamos e debatemos. Um trabalho profissional, de muito fôlego. Nossa meta era lançar o livro da Winner em sua primeira conquista no Paulista, mas faltavam recursos.

Recuamos e esperamos uma nova conquista. Mas percebemos que hoje em dia o computador está tomando conta das pessoas. Todos querem ler matérias, entrar em blogs, sites e redes sociais para saber curiosidades na tela do computador.


Sendo assim, optamos por criar um blog da história desta maravilhosa equipe, com um material rico, que confesso, acho que ninguém tem. Não seria justo eu guardar apenas para mim, no canto da minha sala. E seu eu morrer, tudo vai se perder? Quero compartilhar com todos vocês. Como troco, ganharei ainda mais o carinho e o respeito do torcedor. Dinheiro é uma consequência. Quem sabe algum empresário goste do trabalho e coloque seu banner nesse espaço, que será para sempre dos torcedores.

É uma forma de agradecer tudo de bom que aconteceu em minha vida após o surgimento da Winner/Limeira. Como foi importante em minha carreira narrar as duas conquistas do Paulista. Cravei meu nome na história da Rádio Educadora 1020 AM e o mais bacana, entrei no coração de cada torcedor. Confesso que estou com lágrimas nos olhos escrevendo esse texto, pelo tanto que amo a WINNER.

Nézzzziiiiiinhooooooooo!


Ao ouvir esse grito, transmitido ao vivo pelos 1020 kHz da Rádio Educadora AM, já se sabia que por traz dele vinha uma cesta a mais do armador da Winner/Limeira, equipe campeã paulista de basquete na temporada 2008/2009 e que cumpriu também seu papel no primeiro campeonato do Novo Basquete Brasil (NBB), a liga nacional da categoria. Seu autor, Edmar Ferreira, que parece ter herdado do pai - e com maestria - o talento para narração esportiva.

Para quem não sabe ou conheceu, estou falando de Edmundo Silva, um dos mais competentes e brilhantes narradores do futebol brasileiro, que passou por Limeira. E ainda hoje continua no topo da radiofonia limeirense, ancorando seu programa de todas as tardes na mesma Educadora.

E a identificação do narrador com seu grito de guerra foi tanta e tamanha era a vibração de quem ouvia as partidas pela rádio, que virou um quase bordão do basquete limeirense e praticamente se transformou em vinheta nas transmissões dos jogos da Winner, tanto pelo paulista como no NBB. Mas sua identificação com o basquete vem de muito antes disso.

Praticante da modalidade como hobby, Edmar Ferreira vem colecionando informações preciosas e precisas sobre a história da Winner, que se sentiu à vontade para contá-la nesse espaço. Mesmo com todas as dificuldades encontradas para pesquisar todas as minúcias necessárias para quem se lança a um projeto dessa natureza.

Não é fácil e tem a obrigação de ser fiel aos acontecimentos. Trata-se de história e não de escrito fortuito.


Para se ter uma ideia da complexidade dessa empreitada, as pesquisas remontam há mais de dez anos, e vem lá de 2001, em anotações manuais e detalhadas, reunindo todas as fichas técnicas daquele ano para cá. São mais de 500 jogos desde então, trazendo as experiências difíceis e as passagens vitoriosas do quinteto limeirense; o histórico de cada jogador que vestiu a camisa da Winner, com a pontuação total de cada um deles, seus jogos e médias alcançadas. E, ainda, a numerologia completa do time, considerada pelo próprio autor a etapa mais difícil e complicada das pesquisas. Um relato brilhante e intenso, que vai enriquecer o esporte limeirense como um todo, o basquete em especial, que só mesmo um aficionado da modalidade e grande incentivador do esporte poderia nos oferecer.


Aqui estão dissecados todos os confrontos da equipe e seus adversários; participações em Jogos Regionais e Jogos Abertos, representando - sempre de forma digna e vitoriosa - a nossa querida Limeira.

E não para por ai. Faz parte desse raios-X (que prefiro chamar de biografia, embora não seja referente a apenas um personagem), entrevistas exclusivas com os principais jogadores que por aqui passaram como Telmo, Jiovanni e Brian Taylor entre outros. E depoimentos de diretores e ex-diretores e até as campanhas solidárias feitas pela Winner, como de doação de sangue, livros, alimentos além de outras iniciativas dessa natureza, apontando que a responsabilidade social é parte integrante e indivisível do esporte, enquanto prática que reúne atletas e atrai verdadeiras multidões, numa catarse coletiva e fundamental à própria vida.


Para completar vale lembrar que nada disso teria razão, se todas essas passagens aqui relatadas não tivessem uma ilustração viva de seus momentos culminantes. São fotos e mais fotos das conquistas e jogos importantes, que vai aguçar a curiosidade daqueles que tomarão conhecimento dessa história pela primeira vez e encher de saudades e lembranças inesquecíveis, os que viveram e vivenciaram cada detalhe do basquete vencedor da Winner/Limeira. Ou como agente dessa história ou como torcedor.

Texto - Antonio Claudio Bontorim
Fotos - Fernando Carvalho e JB Anthero