Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

Ala francano manda Nezinho para o hospital em jogo do tri


Uma das cenas mais lamentáveis dos últimos anos aconteceu justamente na final dos Jogos Abertos do Interior de 2008, realizada no Ginásio Waldemar Blatskaukas, em Piracicaba. Na decisão da medalha de ouro entre Winner e Franca, o ala Márcio Dornelles perdeu a cabeça e atingiu violentamente o armador Nezinho com uma cotovelada, mandando seu oponente direto para o hospital. O jogo não chegou ao seu final, mas a vitória foi limeirense por 92 a 89. Mesmo assim, o time comandado pelo técnico Zanon não conquistou o tricampeonato, feito que seria inédito para uma cidade nesta modalidade.

Os jogadores da Winner ficaram assustados com o que presenciaram no sábado. A equipe limeirense vencia Franca por 92 a 89, jogando um basquetebol de primeira. Nezinho, Bruno Fiorotto e Tatu estavam se destacando, implodindo a defesa francana.

Nezinho por exemplo, vinha sendo o principal cestinha do encontro com 31 pontos. Tudo caminhava para mais uma noite de gala dos comandados de Zanon, que venceriam pela segunda vez consecutiva os até então "poderosos" francanos. E olha que o ala Edu tinha deixado a quadra mais cedo em razão de um choque que teve no garrafão. O jogador sofreu um profundo corte na testa, levando alguns pontos.


Quando faltavam cinco minutos exatos para o término da partida, Nezinho penetrou na garrafão para tentar a bandeja. Nesse momento, o ala Márcio Dornelles correu em sua direção lhe desferindo uma violenta cotovelada no rosto. O impacto foi tão forte, que o armador bateu violentamente com a cabeça no chão, ocasionando o seu desmaio.

Nezinho chegou a ter uma convulsão, o que deixou todos preocupados. Por sorte uma equipe do SAMU estava presente ao local, socorrendo rapidamente o jogador, que ficou estatelado no garrafão, sangrando.

Enquanto discutia com Bruno Fiorotto, que tomou as dores do companheiro, Márcio foi atingido com um violento soco pelo irmão de Nezinho, que invadiu a quadra correndo, não se conformando com a covardia do jogador francano.

Com Nezinho sendo atendido pelos médicos, os jogadores de Franca, em especial o armador Guilherme Luz, o pivô William Drudi e o ala Rogério Klafke, correram atrás do agressor, que conseguiu se proteger graças ao cerco formado pelos jogadores Fiorotto, Tatu e Edu, além do técnico Zanon e do auxiliar Demétrius. O irmão de Nezinho foi encurralado no fundo da quadra, porém nada sofreu.

Além de ficar com o rosto bastante inchado pela agressão, Nezinho ainda sofreu um corte profundo na região da nuca, onde levou vários pontos. Depois de imobilizado, o armador foi levado às pressas para a Santa Casa de Piracicaba, onde ficou internado no período noturno.

Quando deixava a quadra na maca e desacordado, os torcedores da Winner gritavam em coro o seu nome. O jogador realizou uma tomografia computadorizada e nada foi constatado. Ele foi liberado horas depois e retornou a Araraquara, para se recuperar ao lado da família.

Em razão de toda essa confusão causada por um ato impensado e criminoso de Márcio Dornelles, o jogo não teve o seu prosseguimento e o título fatalmente ficará com a Winner, que vencia a partida e teria mais dois lances livres ao seu favor, além da posse de bola.

Um dos mais exaltados com a confusão era o técnico Zanon, que chegou a tirar satisfação com o agressor. "Ele sabe que entrou para machucar o Nezinho. O jogo estava equilibrado e o meu jogador não tinha feito nada para ele. O Márcio sabe que errou, mas agora é tarde demais. Nós fomos prejudicados com tudo isso", criticou. Segundo ele, a grandeza dos Jogos Abertos ficou para trás.


Foi a segunda vez em menos de uma semana que Nezinho foi agredido de forma covarde por um rival. Na vitória contra Sorocaba, fora de casa, por 99 a 89, o armador recebeu um soco na cara desferido por Fernando Reis, que foi expulso de quadra.

Zanon acredita que a "Winner estaria incomodando" os rivais em razão do elenco que formou para esta temporada, sendo favorita ao título. "Eles farão de tudo para quebrar nossos jogadores. Cheguei a conclusão que para ser campeão teremos que vencer na quadra e na porrada também", desabafou.

A Winner fez uma campanha irrepreensível nos Abertos, tendo derrotado Sorocaba por 78 a 71; Casa Branca por 85 a 60; Franca por 90 a 88 e Araraquara por 105 a 91.